Atividade 3
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
A posição de Durkheim é contraditória ao que diz Stuart Mill! Stuart Mill apresenta a educação como um conjunto de fatos inter diversos e já Durkeim apresenta a educação como a conseqüência que esse conjunto de fatos inter diversos exerce no ser humano.
A posição de Durkheim é contraditória ao que diz Stuart Mill! Stuart Mill apresenta a educação como um conjunto de fatos inter diversos e já Durkeim apresenta a educação como a conseqüência que esse conjunto de fatos inter diversos exerce no ser humano.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas ressaltas por Durkeim são: a finalidade da educação e o objetivo da educação.
Kant afirma que a educação tem por finalidade desenvolver o indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Durkeim questiona esta afirmação, apresentando as diferenças entre os seres humanos.
James Mill afirma que o objetivo da educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes. Durkeim por sua vez questiona os conceitos de felicidade e de vida.
Durkeim conclui essas definições apresentando o ponto fraco que é querer pressupor que há uma educação ideal, perfeita e própria para todos os homens.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir a educação de acordo com Durkeim é preciso saber qual é a sua finalidade e qual é seu objetivo. O conjunto dessas respostas constitui a definição da educação.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkeim os fatores que levam cada sociedade a fazer um homem certo e ideal é a procura de homogeneizar os seus membros, pois para Durkeim não existe sociedade sem que haja uma certa homogeneidade entre seus membros.
De acordo com Durkeim os fatores que levam cada sociedade a fazer um homem certo e ideal é a procura de homogeneizar os seus membros, pois para Durkeim não existe sociedade sem que haja uma certa homogeneidade entre seus membros.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Na criança o ideal que tem que suscitar, segundo o autor é: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os membros; e certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.,
Na criança o ideal que tem que suscitar, segundo o autor é: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os membros; e certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.,
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Com a afirmação acima Durkeim conclui que as crianças ao nascer necessitam de certos parâmetros para poderem viver em uma sociedade e que cabe as gerações adultas prepará-las. Essa ação é chamada de EDUCAÇÃO.
Com a afirmação acima Durkeim conclui que as crianças ao nascer necessitam de certos parâmetros para poderem viver em uma sociedade e que cabe as gerações adultas prepará-las. Essa ação é chamada de EDUCAÇÃO.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A sociedade é formada pelos indivíduos e o conjunto de indivíduos formam a sociedade. “Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito, comprimir o individuo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandece-lo e torná-lo criatura verdadeira humana”.
A sociedade é formada pelos indivíduos e o conjunto de indivíduos formam a sociedade. “Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito, comprimir o individuo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandece-lo e torná-lo criatura verdadeira humana”.
Observação: as respostas deste questionário foram respondidas em dupla pois achamos que juntas teriamos uma maior compreensão do texto.
2 Comments:
Eliane disse...
Oi Fabi, visitei o teu blog, li tua atividade eachei que as tuas respostas estavam de acordo com o nosso pensamento.
Durkheim é considerado um grande entendedor da educação.Você concorda?
Beijos.
Fabiana: Não a qualquer problema em que vocês leiam, discutam e produzam juntas esta atividade. Cada uma posta em seu blog e diz com quem trabalhou. Profª Mara N Silva
Postar um comentário
<< Home