Atividade 7- Escola Cultura e Sociedade.
Karl Marx nasceu em Treves na Alemanha. Em 1835, matriculou-se na universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em Iena. Foi redator de uma gazeta liberal em Colonia. Mudou-se, em 1843 para Paris, onde conheceu Frederich Engels, seu companheiro de idéias e publicações por toda a vida. Expulso da França em 1845, foi para Bruxelas, onde participou da recém-fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu com Engels, O Manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo” enquanto movimento político e social a favor do proletariado.
Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos e por diversos auxílios financeiros vindos de seu amigo e colaborador Frederich Engels.
Com o malogro das revoluções sociais de 1848, Max mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo crítico da economia polítia. Marx foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Morreu em 1883, após intensa vida política e intelectual.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
O pensamento de Marx e Engels influenciou muitas organizações e movimentos dos trabalhadores em todo o mundo. Muitas das conquistas dos direitos trabalhistas devem-se a organização e à luta dos operários.
Marx é, ainda hoje, uma das principais referências para se discutir os aspectos políticos, economicos e socias das sociedades contemporâneas. De fato, poucos têm exercido uma influênia tão grande e duradoura quanto a sua. Algumas vezes ignorado, outras mal compreendido, até mesmo por seus seguidores, Marx exerce influência determinante nas ciências sociais.
2 Comments:
Interessante conhecer as idéias desses filósofos socialistas. Tuas idéias ficaram bem sintéticas e expressaram os ideais deles. Muito bom trabalho, continue assim. Ana Paula(Alvorada)
Fabiana: Dá uma revisada na tua fonte de consulta para esta biografia (e lembra de citá-la ao final do texto). Há dados errados,como por exemplo, Marx ingressou na Universidade em 1835 e não em 1930 (ele morreu em 1883!!); Vai para Paris em 1843 e não em 1942. Profª Mara N Silva
Postar um comentário
<< Home