Desafio 2 -TICs
A disposição dos computadores no laboratório de informática da escola em que visitei está epistemologicamente apoiada numa teoria tradicional, pois os computadores estão arrumados de forma que todos possam ver o quadro e, consequentemente, um professor à frente, sendo ele o detentor do saber.A concepção pedagógica que sustenta o trabalho da escola, aparentemente tem muito a ver com o tradicional se analisarmos a posição das mesas nas salas de aula. Mesmo sabendo que as propostas e estudos feitos pelos professores estão embasados numa teoria construtivista, percebemos que o tradicional ainda continua presente pela organização espacial das salas de aula. Mas o que importa realmente é como cada professor trabalha em sua sala com os alunos. Muitos ainda dão aulas para que os alunos aprendam a partir deles, mas muitos instigam os alunos a produzirem conhecimento, pesquisando, construindo, refletindo. A escola atualmente está dividida entre as melhores maneiras de fazer os alunos produzirem aprendizagem. O discurso é construtivista, mas a prática nem sempre mostra isso.Como há uma forte inclinação para o trabalho não tradicional do ensino, percebo que a organização das salas de aula e também do laboratório estão ainda assim principalmente por causa do espaço disponível, ou então, pela falta do espaço adequado.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home