15.1.07

FÉRIAS!!!


Com certeza merecemos umas férias, mas não irei me afastar do meu computador , passarei por aqui todos os dias para ler meus e-mails e recedinhos dos colegas !!! pois agora teremos bastante tempo!!!

10.1.07

ECS - 11




Este é o link para a atividade 11 da Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade

Revisão ECS - 9


Este é o link para a revisão da atividade 9 da interdisciplina Escola cultura e sociedade:

ECS 11/Educação escolar e políticas públicas no Brasil.


Há décadas, economistas tentam explicar a desigualdade pela distribuição da renda, sem perceber que sua causa fundamental está no acesso à educação, pois, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um país é a educação. É através dela que podemos atingir uma melhor qualidade de vida, melhorias em relação à saúde, tecnologia, etc.O Unicef mostrou como a desigualdade social transfere-se para a desigualdade na educação e nos ajuda a perceber que a desigualdade ao acesso à educação é a causa da desigualdade social, o que cria o maldito círculo da vergonha nacional. Desde o começo do século passado, o desenvolvimento do sistema educativo brasileiro vem sendo marcado por relações conflitantes entre diferentes grupos sociais. A grade de leitura apropriada para analisar o sistema educativo atual no Brasil parece ser a dualidade ensino público/ensino particular.O caminho para eliminar a tragédia da desigualdade no Brasil está na garantia da educação de qualidade a todos. Não se pode esperar igualdade em um país onde algumas crianças entram na escola aos 4 anos e outras aos 7. Não há igualdade entre crianças que começam a brincar com computadores em idades diferentes. As escolas públicas necessitam de equipamentos! Outro elemento vital para o rompimento do círculo da pobreza é o professor. Para distribuir renda, é preciso pagar bem aos professores. Não apenas porque no Brasil eles somam milhões de mal remunerados, mas sobretudo porque nenhum outro agente social produz mais igualdade do que um professor em sala de aula. Porém, é preciso que ele estude, se forme, se dedique, caso contrário não terá qualquer papel no esforço de construção da igualdade.

ECS 6 / Fórum


Esta atividade tinha ficado para trás, mas graças ao auxílio da minha querida tutora Rosangêla, que me lembrou estou postando:

Gostei muito de participar do fórum e refletir sobre os assuntos abordados pelos autores,e trocar idéias com as colegas conhecendo seus posicionamentos.Analisei tudo o que li até agora e vejo que como diz Durkhein,o homem difere dos outros animais porque é sociável,mas que sociedade é essa que domina,como levanta Weber e as diferenças sociais abordadas por Marx,que sociabilidade é essa?Será que o homem é inteligente mesmo?
Aprendi muito participando do Fórum, pois ao ler observei que algumas colegas deram mais ênfase em um determinado assunto e que eu poderia ter deixado passar despercebido, fazendo com que eu refletisse novamente no texto.

9.1.07

Desafio 2 -TICs


A disposição dos computadores no laboratório de informática da escola em que visitei está epistemologicamente apoiada numa teoria tradicional, pois os computadores estão arrumados de forma que todos possam ver o quadro e, consequentemente, um professor à frente, sendo ele o detentor do saber.A concepção pedagógica que sustenta o trabalho da escola, aparentemente tem muito a ver com o tradicional se analisarmos a posição das mesas nas salas de aula. Mesmo sabendo que as propostas e estudos feitos pelos professores estão embasados numa teoria construtivista, percebemos que o tradicional ainda continua presente pela organização espacial das salas de aula. Mas o que importa realmente é como cada professor trabalha em sua sala com os alunos. Muitos ainda dão aulas para que os alunos aprendam a partir deles, mas muitos instigam os alunos a produzirem conhecimento, pesquisando, construindo, refletindo. A escola atualmente está dividida entre as melhores maneiras de fazer os alunos produzirem aprendizagem. O discurso é construtivista, mas a prática nem sempre mostra isso.Como há uma forte inclinação para o trabalho não tradicional do ensino, percebo que a organização das salas de aula e também do laboratório estão ainda assim principalmente por causa do espaço disponível, ou então, pela falta do espaço adequado.

ECS 10 - Postagem Final


Acredito que o objetivo desta atividade foi integrar o grupo de uma forma dinâmica, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer os colegas e trocar experiências significativas. Através da troca entre pessoas que atuam na mesma área com certeza se aprende muito. Eu adorei ler sobre alfabetização, conhecer colegas que trabalham há anos nesta área outros que, como eu, estão começando.Como esta atividade contribuiu para minha formação e trabalho: Através da leitura do livro"Pedagogia da autonomia" reforcei em meu pensamento a idéia de que formar é muito mais que treinar o educando. Muitas vezes pensamos que ensinar é transferir conhecimentos, Paulo Freire diz que ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento, sendo assim, quem ensina aprende e quem aprende ensina ao aprender. Escutando é que aprendemos a falar com os outros, somente quem escuta pacientemente e criticamente o outro, fala com ele. Esta colocação é interessante, ás vezes falta escutar mais e observar o que acontece ao redor. Nós, professores, servimos de exemplo para muitas pessoas não apenas no ambiente de trabalho, com certeza nossas atitudes mostram mais o caráter que simplesmente palavras. O ditado popular "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço", não deve ser seguido por um mestre, devemos pensar certo e fazer certo. Enfim, nosso trabalho como educadores perde todo o sentido se não tivermos a consciência que ensinar é uma forma de intervenção no mundo.

4.1.07



Olá pessoal sejam bem-vindos ao meu blog , este é um espaço que uso para postar meus trabalhos e também algumas postagens pessoais; sintam-se a vontade para visitarem, mas não esqueçam de deixar um comentário!!!